Já faz um mês que o famigerado e medíocre comentarista/ex-futebolista Jamie Carragher cínicamente comentou sobre Pelé e tal qual o esquecível Gary Neville e o cidadão comum que ninguém dá uma foda caíram em gargalhadas cínicas sobre a fala em detrimento ao Rei.
Aqui está a citação: “Eu disse que Pelé é um mito. Não acredito esses 1.000 gols. Então caiu bem chamar Pelé de mito”,
O problema não é a contestação dos 1.000 gols ou a opinião que seja sobre Pelé. E sim o tom de desrespeito e cinismo na fala dos supracitados. E isso não é um problema só de Carragher e cia, mas duma parcela do público geral que olha para o passado com os olhos e parâmetros de hoje, e isso se aplica ao Basquete e Boxe também. Que se foda Muhammad Ali, Wilt Chamberlain eles jogaram e lutaram contra fazendeiros, não seriam páreos contra Tyson Fury ou Giannis Antetokounmpo, não se dariam bem em nossos tempos. Que se fodam eles. Pondo em analogia percebe-se o quão ridículo é ser desrespeitoso com as figuras citadas. Quem seria maluco de desacreditar do fucking Muhammad Ali??!!
É isso aí! O público é burro nesse nível, e se aplica também na cultura Otaku. Quem era Sonny Liston, Joe Frazier, Pete Sampras, Sugar Ray Robinson ou George Foreman?! Fazendeiros, eu acho. Não importa o que se fez ou com quem se fez, e sim que eram numa era inferior e que portanto as qualidades de atletas do passado não se traduzem para o nosso tempo. Mike Tyson reconhece a grandiosidade de Sugar Ray Robinson contextualizadamente quando descreve a fortitude mental, física e de domínio de seu ofício ao transformar uma derrota pra Jake de La Motta numa sequência absurda de vitórias, que, nas palavras de Tyson coloca o ego dele em check. O que isso significa? Não há valor, mérito no passado? Nada?!
Wilt Chamberlain seria comido e tirado pra nada na NBA de hoje, seria só um boneco de Olinda, certo?! Ele só jogava contra carteiros e empilhadores. Que se foda seus atributos físicos e técnicos absurdos em uma era com muito menos recursos que hoje, eram contra amadores que ele jogava. Que se foda possíveis nomes que traga para contrapor, no fim eles são só carteiros, fazendeiros. Então Bill Russell não há como defende-lo que se foda você também, só jogou contra carteiros e fazendeiros e por um acaso contra Wilt Chamberlain, logo, ambos não são aptos para serem julgados pelo que fizeram e conquistaram em sua era, mas que não seriam aptos em nossa era.
Comentários
Postar um comentário